· Dicas de assistência domiciliar  · 2 min read

Preparando sua casa para home care: cuidados básicos melhor recuperação de seu familiar

Prepare sua casa para o home care! ‍ Descubra como adaptar seu lar para receber um familiar em tratamento domiciliar. Dicas práticas para garantir conforto e segurança durante a recuperação.

Prepare sua casa para o home care! ‍ Descubra como adaptar seu lar para receber um familiar em tratamento domiciliar. Dicas práticas para garantir conforto e segurança durante a recuperação.

Quem já se internou em um hospital ou acompanhou um familiar nessa condição, sabe que o melhor momento dessa experiência é aquele em que o médico comunica a hora de receber alta e continuar o tratamento em casa. 

Seja pelo desconforto, ou pelos riscos de infecção hospitalar, a consciência de dar continuidade ao tratamento em ambiente familiar tem aumentado à medida que as pessoas conhecem os benefícios que a assistência domiciliar oferece.

O home care é assegurado pela lei 10.424/2002, que prevê a assistência domiciliar como um direito do paciente de receber tratamento por uma equipe multidisciplinar, de acordo com a necessidade do tratamento.

Uma vez que seu familiar recebeu a recomendação médica para continuar seu tratamento em casa, surgem algumas dúvidas sobre como preparar a casa para recebê-lo.

Aqui apresentamos dicas simples e práticas para facilitar a assistência da família.

Dicas de como cuidar de um familiar em tratamento domiciliar

  1. Adapte a casa às necessidades do paciente. Se possível, seu familiar deve ficar em um quarto com boa ventilação e espaço suficiente para equipamentos necessários ao seu tratamento;
  2. Mantenha ambiente limpo, com limpezas diárias e uma faxina mais completa a cada 15 dias, diminui os riscos de infecção;
  3. Mantenha o ambiente livre de obstáculos facilita a mobilidade do paciente com uso de andadores, cadeiras de rodas e macas;
  4. Higienize as mãos antes e depois de realizar qualquer procedimento de assistência ao paciente;
  5. Tenha uma caixa organizadora de remédios, com horários anotados em um caderno ou quadro branco. Dessa forma é mais fácil administrar medicamentos de ingestão oral.  Medicamentos com administração intravenosa ou alimentação enteral devem ser ministrados por profissionais qualificados.

Com essas dicas, a adaptação da família ao tratamento home care se torna mais fácil e permite uma recuperação mais rápida do paciente.

Nós da Medlar Saúde estamos comprometidos com a sua saúde e a de sua família. Entre em contato com seu plano de saúde para saber como podemos ajudar ou fale com nosso SAC para conhecer nossos serviços.

Voltar ao Blog