· cuidados com a família · 3 min read
Leishmaniose: o que é, como prevenir e tratar em humanos, cães e gatos.
A leishmaniose é uma zoonose transmitida pelo mosquito‑palha (flebotomíneos) que pode acometer humanos e animais. Embora seja uma doença grave, especialmente na forma visceral, ela é passível de prevenção e tem tratamento quando diagnosticada precocemente. A seguir, reunimos informações essenciais para orientar famílias e tutores de pets.

O que é leishmaniose
A leishmaniose, também conhecida como calazar, é causada por parasitas do gênero_ Leishmania infantum_ e apresenta três formas principais:
- cutânea: causadora de úlceras na pele;
- mucocutânea: que atinge mucosas de nariz, boca e garganta e
- visceral: que compromete órgãos internos como baço, fígado e medula óssea. É a forma mais grave.
A leishmaniose visceral é a forma transmitida ao homem e que pode levar a óbito em 90% dos casos, se não tratada à tempo.
Sintomas do calazar em cães e gatos
O calazar apresenta sintomas semelhantes para cães e gatos. Os mais comuns são:
problemas dermatológicos, como úlceras na pele;
febre;
coriza;
anemia;
emagrecimento;
lesões oculares - blefarites, conjuntivite e ceratoconjuntivite comum ou seca;
Como evitar a infecção por calazar em cães e gatos
- Cães: aplique repelentes ao amanhecer e entardecer em todo o corpo do seu cão ou uso de coleiras repelentes. Mantenha o ambiente do seu pet livre de material orgânico, fezes e acúmulo de lixo. Leve seu melhor amigo ao veterinário e consulte sobre vacinas caninas disponíveis e periodicidade de aplicação, principalmente se você mora em áreas endêmicas.
- Gatos: a leishmaniose em felinos é menos frequente, porém a prevenção contra infecções também se dá por vacinação e cuidados com a higiene ambiental. Evite acúmulo de lixo, entulho e fezes: essa é a melhor proteção contra o mosquito-palha. Diante de qualquer sintoma ou mudança de comportamento, procure o veterinário.
Tratamento para cães e gatos com leishmaniose
O tratamento veterinário deve ser individualizado e conduzido por profissional habilitado. Atualmente existem protocolos de medicação que permitem o controle do protozoário e evitam a disseminação da doença. É fundamental procurar um veterinário e seguir o tratamento prescrito.
A medicação de uso veterinário não pode ser usada em humanos, por isso, não faça automedicação.
Sintomas da leishmaniose em humanos
A** **leishmaniose visceral, cutânea e mucocutânea pode se manifestar com os seguintes sintomas:
- úlceras na pele (únicas ou múltiplas);
- febre prolongada;
- perda de peso repentina;
- fraqueza;
- sangramento nasal e voz rouca (em alguns casos);
- aumento do fígado e do baço.
Quando não tratada, pode ser fatal. A identificação precoce e o acesso ao tratamento reduzem complicações e salvam vidas.
Formas de infecção por calazar
A transmissão ocorre exclusivamente pela picada do mosquito‑palha infectado. O vetor adquire o parasita ao picar hospedeiros infectados - cães, gatos, roedores e outros mamíferos -, e pode transmiti-lo a humanos e animais.
O calazar não pode ser transmitido diretamente de animal para pessoa ou de pessoa para pessoa. Portanto, é essencial tomar os seguintes cuidados para evitar a proliferação do mosquito-palha:
- Manter quintais limpos, remover entulhos e resíduos orgânicos, reduzir criadouros do vetor e, quando indicado, adotar controle químico ambiental.
- Vigilância e diagnóstico oportuno em áreas endêmicas.
- Proteção pessoal: uso de repelentes, telas e mosquiteiros, sobretudo ao entardecer e amanhecer, quando o mosquito-palha é mais ativo.
Tratamento do calazar para humanos e cura
O tratamento varia conforme a forma clínica e o quadro do paciente, sempre sob supervisão médica. O SUS disponibiliza tratamento gratuito para leishmaniose visceral em humanos.
Na rede pública de saúde há disponibilidade de medicamentos como o Antimoniato de N‑metilglucamina (Glucantime) e Anfotericina B lipossomal para casos indicados e pode ser solicitada pelo site da redecap.saúde.gov.br. Com diagnóstico precoce e terapia adequada, o calazar em humanos tem cura. Procure a unidade de saúde diante de suspeita.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre o que é a leishmaniose e como você cuidar da saúde de sua família e de seus pets. A Medlar Saúde está com você para oferecer o melhor tratamento em assistência domiciliar do Norte e Nordeste de Brasil para você e sua família.